domingo, 30 de novembro de 2008

GREVE É GREVE !!! E EU COMO MILHARES DE PROFESSORES IREI FAZER GREVE...

AS LIÇÕES DE SALAZAR

CONSULTA:

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http://www.esfcastro.pt:8079/users/franciscosilva/salazar

CONTEÚDOS E ESTRUTURA DO TESTE

CONTEÚDOS:

1- As transformações das primeiras décadas do século XX
1.1 – Um novo equilíbrio global
1.1.1 – A geografia política após a Primeira Guerra Mundial. A Sociedade das Nações
1.1.2 – A difícil recuperação económica da Europa e a dependência em relação aos Estados unidos
1.2 – A implantação do marxismo-leninismo na Rússia: a construção do modelo soviético
1.2.1 – 1917: O ano das revoluções
1.2.2 – Da democracia dos sovietes ao centralismo democrático
1.5 – Portugal no primeiro pós-guerra
1.5.1 – As dificuldades económicas e a instabilidade política e social; a falência da primeira República

2- O agudizar das tensões políticas e sociais a partir dos anos 30.

2.1 – A grande depressão e o seu impacto social
2.2 – As opções totalitárias
2.2.1 – Os fascismos, teoria e prática
2.2.2 – O estalinismo
2.3 – A resistência das democracias liberais
2.3.1 – O intervencionismo do estado – o New Deal
2.3.2 – Os governos de Frente Popular e a mobilização dos cidadãos
2.4 – A dimensão social e política da cultura
2.4.1 – A cultura de massas
2.4.2 – As preocupações sociais na literatura e na arte
2.4.3 – A cultura e o desporto ao serviço dos Estados
2.5 – Portugal: o Estado Novo
2.5.1 – O triunfo das forças conservadoras; a progressiva adopção do modelo fascista italiano nas instituições e no imaginário político


COTAÇÕES


GRUPO I
1. ................................................................................................................... 20 pontos
2. ................................................................................................................... 60 pontos
_____________________80 pontos



GRUPO II
1. ................................................................................................................... 30 pontos
2. ................................................................................................................... 30 pontos
3. ................................................................................................................... 60 pontos
_____________________120 pontos


TOTAL ..................................................... 200 pontos

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A Cultura de Massas e o Desejo de Evasão

Tradicionalmente, a noção de cultura era concebida como um fenómeno elitista, próprio de uma minoria prestigiada e dominante na sociedade, constituída por indivíduos poderosos e intelectualmente aptos.
Era vista como algo reservado às classes sociais mais elevadas, e, por isso, se chamava cultura de elites.
A partir do séc. XX a cultura de elites foi substituída por uma cultura de massas, graças aos meios de comunicação de massas que investiram numa «indústria cultural» dirigida às grandes massas.
Esta visava a ocupação dos tempos livres dos trabalhadores, procurando também compensá-los da monotonia e solidão das sociedades modernas. A cultura passava assim a ser pensada com vista a chegar às grandes massas, enquanto bens de consumo culturais.
Este alargamento da cultura às grandes massas resultou da conjugação de vários factores: a melhoria das condições de vida dos trabalhadores; a sua alfabetização com a obrigatoriedade do ensino primário; e o aparecimento dos novos meios de comunicação como a rádio, o
cinema, a imprensa.
Características da cultura de massas:
 é difundida pelos mass media;
 é multifacetada, quer nos conteúdos, quer nas formas que apresenta;
 é superficial na abordagem dos temas;
 interessa-se pelo imediato, cultivando a novidade;
 é de duração efémera;
 é uma cultura de evasão (através dela os indivíduos abstraem-se dos seus
problemas quotidianos);
 contribui para a estandardização dos comportamentos, pois divulga determinadas atitudes e princípios aceites pela sociedade e que apontam para um "tipo de pessoa média."

* Realiza uma pesquisa sobre um dos meios de difusão da cultura de massas

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Correcção do Teste

GRUPO I

1-A Europa encontrava-se após a 1ª guerra mundial arruinada, no plano humano e material, perdendo a hegemonia em favor da ascensão dos EUA. A Europa viu-se a braços com uma inflação galopante, uma forte desvalorização da moeda e com grandes dificuldades na reconversão da economia. O doc. mostra a preocupação dos americanos relativamente ao pagamento das reparações de guerra, não desresponsabilizando os alemães mas não querendo que a Alemanha caia no marasmo e a preocupação devido aos interesses económicos americanos “os nossos créditos (…)jogo”; para além da solidariedade “coração (…)”

2- Terminada a guerra, iniciou-se a Conferência de Paz em Janeiro de 1919, em Paris, com a presença das potências vencedoras, das quais se destacavam: França, Inglaterra e EUA. O doc. apresentado pelo presidente Wilson ao congresso americano serviu de base às negociações, que revelaram interesses divergentes, estando a França interessada em enfraquecer a Alemanha o que não acontecia com a Grã-Bretanha que entendia que esta situação podia favorecer a expansão do bolchevismo. A concretização dos acordos de paz seria concretizado com vários tratados, sobretudo o de Versalhes, do qual resultou uma nova geografia política e uma nova ordem internacional, tendo acarretado perdas pesadas e violentas para os vencidos, para além do pagamento das reparações, que refere o doc.. Os EUA irão ajudar na recuperação económica dos países europeus, através do fornecimento de avultados empréstimos. O presidente dos EUA propõe também a criação de um organismo – SDN, que tinha como principal objectivo a manutenção da paz, mas a questão das reparações de guerra tornou-se um obstáculo à paz e levaram os EUA a desistirem da participação na Sociedade das Nações.

GRUPO II

1-As medidas revolucionárias do marxismo-leninismo e do Comunismo de Guerra, o controlo por parte do Estado nos meios de produção levam à queda da produção.
A inversão desta situação dá-se com a politica da NEP: a nível agrícola as requisições foram substituídas por um imposto em géneros e a colectivização agrária foi interrompida, o que levou a um aumento da produção e a percentagem de terra inculta desceu; desnacionalizaram-se as empresas com menos de 20 operários; fomentou-se o investimento estrangeiro e permitiu-se a entrada de técnicos e matérias-primas. A Rússia modernizou-se e as produções de hulha, petróleo e aço registaram significativos aumentos (doc.1).

2- Permanência do gosto naturalista até inícios do século XX. Os primeiros sinais do modernismo português surgem na Exposição de 1911 realizada em Lisboa, entre eles estava Manuel Bentes, que responde à crítica feita a esta exposição por Higino de Mendonça (doc. 3). Este e outros pintores encontravam-se em Paris, centro das vanguardas artísticas, o que lhes permitiu o contacto com essas mesmas vanguardas, dando origem a um grupo de artistas que cortaria com a tradição naturalista que dominava a arte portuguesa de então, originando o Modernismo Português.
Desse grupo salienta-se Amadeo de Souza Cardoso que, nessa cidade, contacta com Amedeo Modigliani (com quem colabora e expõe), bem como Sónia e Robert Delaunay. Regressado a Portugal no inicio da 1ª Guerra Mundial (1914-18), as exposições que realizou em 1916, em Lisboa e Porto, foram determinantes para o contacto do público com essas mesmas vanguardas.(doc.2)
As principais propostas artísticas: Expressionismo, Futurismo, Cubismo, Orfismo e Humorismo.

3-A tela A Alegria de Viver, criada por Henri Matisse em 1905-1906, constituiu uma manifestação da primeira experiência de vanguarda do século XX, levada a cabo pelo movimento fauvista.
Rejeição da tradição académica:
• recusa do convencionalismo académico da pintura tradicional;
• destruição dos conceitos e dos valores estéticos e criação de novas linguagens artísticas;
• autonomia da obra de arte em relação à realidade concreta;
• progressivo abandono da tridimensionalidade.
Inovação temática, formal, cromática e técnica:
• temática sem preocupações com questões de índole psicológica ou social;
• transmissão de sensações e de emoções profundas, através da utilização expressiva da cor;
• «primitivismo» das formas, simplicidade do traço e distorção dos volumes;
• exaltação da cor, com recurso a cores fortes e puras, usadas em tonalidades arbitrárias e contrastantes;
• aplicação de pinceladas livres, intuitivas e emotivas e de grossos empastes;
• ausência de modelado.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Princípios fundamentais das ideologias fascistas

A ideologia fascista assenta no totalitarismo, rejeitando o parlamentarismo, o sistema multipartidário, a democracia (ou qualquer outro tipo de soberania popular), o individualismo, não respeitando os direitos do homem e existindo uma primazia do Estado sobre o indivíduo.

A ideologia fascista expressa-se também pela existência de um nacionalismo exacerbado, sendo a nação um valor sagrado e procurando modelos no passado mais glorioso da nação. As nações superiores deveriam subordinar as inferiores.

A ideologia fascista rejeita o sistema multipartidário, existindo portanto um partido único, que com milícias armadas intimida todos os que estão contra ele. A vida do país era totalmente controlada por esta milícia.

Outra característica dos modelos fascistas é o culto do chefe, que é tornado um Deus – possui dons e graças divinas, é infalível e omnisciente, tendo a sua palavra força de lei.

Os regimes fascistas davam grande importância à formação e ao desenvolvimento do homem novo, que deveria ser viril, apto para o comando e duro para consigo próprio e para com os seus subordinados; a mulher é considerada uma cidadã de segunda, tendo a seu cargo os filhos, a cozinha e a igreja. Existiam actividades pós-laborais para o controlo e formação dos trabalhadores.

O elitismo e mesmo o racismo estão também presente nestes regimes, sendo assim desprezado o principio liberal, segundo o qual os homens são iguais no nascimento. Os regimes fascistas consideram que só as elites, ou seja, os mais fortes devem governar. Na Alemanha, a raça ariana era considerada como a única pura e os alemães, a sua elite destinada a governar o mundo; para a afirmação da raça ariana, fez-se um apuramento físico e mental desta, através da selecção, do eugenismo, da esterilização e da eutanásia. Os judeus foram perseguidos.

Nestes sistemas, dá-se uso à repressão e à violência como forma de controlo, existindo polícias politicas secretas (OVRA na Itália e Gestapo na Alemanha) e milícias armadas (as Camisas Negras na Itália e as SS e as SA na Alemanha); os meios de propaganda e de comunicação de massas são controlados através da censura.

É através destes meios que os regimes fascistas propagam as suas ideias, o culto do chefe e padronizam toda a cultura; as paradas militares servem também para a propaganda do regime.

Estes regimes cultivam também o ideal de autarcia, devendo o Estado ser auto-suficiente em todos os sentidos.

Os regimes totalitários caracterizam-se também por um forte militarismo e imperialismo, visando a conquista de novos territórios, tendo sido isto o que acabou por conduzir à II Guerra Mundial. A Itália procurou a restauração do antigo Império Romano; a Alemanha queria formar um espaço vital, para reagrupar todos os germanos numa única grande nação cujo território se devia estender para o leste europeu.

Por fim, os Estados fascistas acabam com as lutas de classes através da sua intervenção directa na regulamentação da ligação capital-trabalho. O fascismo italiano tinha aqui a sua principal particularidade, devido ao corporativismo.




Elabora um comentário às seguintes afirmações:

"Auschwitz foi palco de um extermínio cientificamente premeditado"

"O nazismo espezinhou os direitos humanos"