quinta-feira, 27 de maio de 2010

GLOBALIZAÇÃO

Com o fim da União Soviética, a abertura económica ganhava maior amplitude. Liberalizavam-se não só os movimentos de bens e de serviços mas também o movimento de capitais. A intensificação deste fenómeno atingiu a proporções impressionantes, atingiu vários domínios da vida contemporânea e foi visto por muitos como uma ruptura em relação ao passado, designando-a como globalização. Os movimentos de capitais, de investimentos, as redes de informação e da comunicação ultrapassavam as fronteiras do Estados. As grandes empresas transnacionais funcionam em circuito fechado com um enorme volume de capitais e de comércio, como se fossem países, cujos poderes dispersos, difíceis de identificar e em grande parte não legitimados pelos cidadãos vieram a enfraquecer o Estado-Nação e pôr em causa o papel das democracias representativas.
.Livre circulação de produto, capitais, pessoas e definição de estratégias empresariais à escala mundial (transnacionais)
Consequências: da era Pós-industrial
Principais características:
A globalização trouxe consequências não previstas aos sistemas produtivos que, por outro lado, sofriam também as transformações provocadas pela revolução tecnológica.Com efeito, a revolução tecnológica e as suas exigências de novas competências fez com que os empregos criados nos novos sectores não absorvessem a mão-de-obra pouco qualificada que entretanto era dispensada. Por outro lado, com a globalização da economia as multinacionais organizaram estratégias de produção e de comercialização conforme as vantagens que cada região do mudo oferece. As indústrias, sobretudo as de trabalho intensivo, foram deslocalizadas, isto, é transferidas das antigas regiões industrializadas para regiões, países e continentes onde os salários eram mais baixos e os regimes fiscais mais atraentes.
.Desemprego e emprego precário como resultado da crise que atingiu os antigos centros industriais, atingiu principalmente os jovens, as mulheres, os estrangeiros e as categorias menos qualificadas, perturbaram as sociedades dos países industrializados. A exclusão foi outra das características.
.Materialismo e Individualismo. Os enormes ganhos de produtividade conseguidos com as novas tecnologias, numa óptica optimista da evolução humana, permitiriam imaginar um cenário caracterizado pela progressiva diminuição do tempo de trabalho e aumento dos tempos livres bem como um progressivo alargamento de rendimentos às classes e nações mais desfavorecidas. Mas isso não aconteceu. A desigualdade social aumentou, tanto nos países desenvolvidos, como entre os diferentes países e as dificuldades dos Estados com uma situação económica cada vez mais precária e um granse crescimento populacional, aumentaram os fluxos migratórios. As sociedades tornam-se cada vez mais multiculturais.
.– Foi uma consequência da desindustrialização que provocou a rarefacção da classe operária e as políticas neoliberais procuraram diminuir o papel dos sindicatos juntando-se às transformações que levaram ao declínio da militância política e do sindicalismo.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

TESTE

I GRUPO

- 3 documentos
- 3 questões
- cotação: 25+25+65 (total - 115)

II GRUPO

- 1 documento
- 3 questões
- cotação: 25+25+35 (total - 85)

Conteúdos:

Módulo 7 - ponto 2.5

Módulo 8 - ponto 2.1

Módulo 9 todo