No âmbito da disciplina de História A do 12º ano, realizou-se uma palestra no auditório da Esfa sobre a Revolução do 25 de Abril, proferida pelo coronel Gertrudes da Silva (capitão de Abril), que contextualizou historicamente a Revolução e que na primeiro pessoa deu testemunho dos acontecimentos, coloridos por alguns documentos pessoais. Numa plateia atenta, os alunos e professores presentes viveram 35 anos depois o dia da Liberdade, com um dos seus personagens. Dada a falta de tempo muitas questões ficaram por colocar, contudo, fica aqui a sugestão para deixarem um comentário sobre este momento.
quarta-feira, 29 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Foi de facto uma actividade enriquecedora, foi um orgulho enorme estar na presença de um capitao de Abril ... Podemos agradecer aos " Homens" generosos daquela época, a liberdade agora instituida, embora com algumas qualidades enganosas. Da parte dos camaradas, acho que fizeram o seu maior esforço, contudo o conceito " liberdade" foi progredindo e chegando ao "extremo" nos dias de hoje. A liberdade pela qual os capitaes lutaram, nao é esta que temos! A realidade é que o povo portugues e os proprios politicos do país, maioritariamente da esfera da direita, se distanciaram do real valor e significado de "liberdade" ... Na actualidade, vemos algum jovem, trabalhador rural ou empresário, a revoltar-se contra as politicas que lhe sao imcumbidas?? Grandes e intensos protestos contra o governo explorador e individualista( individualista porque tem demonstrado ser um aglomerado utilitarista do qual procura tirar a melhor fatia de cada um de nós, para atender aos seus interesses pessoais)?
Como o mais recente cartaz do CDU enuncia: " Abril de Novo", esse " Abril" que muitos ainda esperam, ainda acreditam, ainda lutam!
A igualdade, fraternidade, a solidariedade e coerencia devem ser o lema de qualquer estado PORQUE viver é ser activo e dizer " Não estou fora deste mundo! Estou presente, nada me é indiferente!"
:)
Maria Azevedo 12ºD
30-04-09
Sem duvida, foi a melhor maneira de ficar a saber o que realmente se passou na tão grandiosa "Revolução dos Cravos"... Ou pelo menos ficar com uma representação mais fiel da realidade. Agradeço ao doutor por nos ter proporcionado a palestra, e ao Coronel Gertrudes da Silva por nos ter contado a sua história.
Nada melhor do que uma história contada por alguém que de facto a viveu! Foi fantástico!
Carolina Albuquerque
Eu gostei de assistir à palestra dirigida pelo coronel Gertrudes da Silva, na minha opinião acho que foi muito interessante (no inicio um pouco mono tuna...), afinal estamos a ouvir acontecimentos, contados na 1ª pessoa, o que é sempre diferente do que lermos... obrigado... Fouto!!
uma das melhores coisas que aconteceu netse ano lectivo!
carolina mendes
Postar um comentário