sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A EUROPA RUMO À AMÉRICA

" A Europa navega num mar de dinheiro falso; inflação; desemprego; desvalorização da moeda; colapso económico..."


Justifica a atracção que a América exerce sobre a Europa nos anos que se seguiram à Primeira Guerra Mundial.

Um comentário:

Joana Macedo n4 disse...

A 1ª Guerra Mundial trouxe consequências devastadoras para a Europa, sobretudo no plano político e económico.
Durante séculos, o continente europeu albergou as principais potências mundiais, países como Alemanha, Itália, Inglaterra, França, comandavam os destinos do mundo, desde o comércio intercontinental até às tendências da moda…
Com a devastação causada pela guerra, os problemas multiplicaram-se, como o desemprego e a inflação, acima transcritos, nos países participantes e os prejuízos monetários lançaram a Economia europeia numa queda vertiginosa.
Surgem então os EUA, quais salvadores da situação, que passaram a injectar capital para tornar possível a reconstrução da Europa, tornando-se esta devedora deste país durante longos anos.
Apesar de terem também participado na guerra, os Estados Unidos entraram tardiamente no confronto e não foram palco de nenhum conflito no território, tendo apenas contribuído com meios militares e monetários.
Assiste-se então, no início do séc. XX, a uma viragem no mapa das grandes potências mundiais…enquanto que a Europa fica marcada por um retrocesso a todos os níveis, os EUA assemelham-se cada vez mais como uma “terra de oportunidades” para todos aqueles que anseiam melhor qualidade de vida…sucedem-se as vagas de imigração, que garantem mão-de-obra, aposta-se no desenvolvimento de infra-estruturas, dinamiza-se a indústria, educam-se os cidadãos, e tudo isto contribuiu para lançar os Estados Unidos na liderança da economia mundial, situação que se mantém até hoje…