segunda-feira, 12 de abril de 2010

O MUNDO DEPOIS DA GUERRA FRIA

Depois de leres o texto, consultar o manual e observares o slideshare, responde às seguintes

QUESTÕES:

1- O que entendes por Perestroika e Glasnost

2- Que acontecimentos evidenciam o colapso do bloco sociético

3- Refere os principais problemas surgidos com a transição para a economia de mercado na URSS

4- Elabora uma pequena biografia de M. Gorbatchev

Um comentário:

Anônimo disse...

Perestroika significa, literalmente, reconstrução, palavra essa que passou a requerer a conotação de reestruturação ou abertura económica. Entendido o seu valor, poderemos, ainda, afirmar que se manifesta nas políticas introduzidas na URSS por Gorbatchev, no século XX, mais concreta e precisamente no ano de 1985.
Por forma a dissolver os problemas económicos com que o sistema socialista da União Soviética se deparava, Gorbatchev pretendeu reformular esse mesmo sistema em vigor. E assim nasce o processo da Perestroika, com o qual se pretendia:
-reduzir o armamento, negociando com os EUA;
-desocupar o Afeganistão;
-não interferir com outros países comunistas (refira-se, aqui, a doutrina Sinatra).

Por curiosidade, tentarei explicar, brevemente, em que consiste esta doutrina: tornou-se numa jocosa nomenclatura, dada por Gennady Guerasimov (porta-voz de Gorbatchev), e atribuída à nova estratégia de política externa.


(http://pt.wikipedia.org/wiki/Doutrina_Sinatra)

« Com o tempo, e a desintegração do Bloco Socialista capitaneado por Moscou, a expressão passou a ser usada para designar a política de Gorbatchev que permitiu a Queda do Muro de Berlim, a emancipação dos países do Leste Europeu ou a retirada das tropas comunistas do Afeganistão, a partir de 1988.

Esta foi uma ruptura com a antecessora Doutrina Brejnev, em que os assuntos internos de Estados-satélites foram rigidamente controlados por Moscou. Esta doutrina tinha sido usada para justificar a invasão da Checoslováquia em 1968, bem como da não-Pacto de Varsóvia, assim como a invasão soviética do Afeganistão, que estava fora do Pacto da Varsóvia, em 1979.

A frase foi cunhada em 25 de Outubro de 1989. Ele apareceu no popular programa de televisão estadunidense Good Morning America para discutir um discurso feito dois dias antes pelo ministro das Relações Exteriores soviético Eduard Shevardnadze. O último havia dito que os soviéticos reconheciam a liberdade de escolha de todos os países, incluindo especificamente a outros estados do Pacto de Varsóvia. Gerasimov disse ao entrevistador: "Nós temos agora a doutrina de Frank Sinatra. Ele tem uma música, I Did It My Way. Assim, cada país decide sobre qual caminho tomar." Quando perguntado se isso incluiria Moscou aceitando a rejeição dos partidos comunistas do bloco soviético, ele respondeu: "Isso com certeza... estruturas políticas devem ser decididas pelo povo que lá vive." »

Bom 3º período, pessoal!

Carolina Albuquerque, in "momentos em qe se estuda economia política às 2 da manhã"

Beijos*