domingo, 30 de novembro de 2008

AS LIÇÕES DE SALAZAR

CONSULTA:

http://images.google.com/imgres?imgurl=http://filipacruzazevedo.googlepages.com/liao3obras.jpg/liao3obras-full.jpg&imgrefurl=http://filipacruzazevedo.googlepages.com/licao3&usg=__5vYUQETYSkbg1maV0mONu85VqvA=&h=486&w=596&sz=52&hl=pt-PT&start=19&tbnid=cYEKCgpyOkJKuM:&tbnh=110&tbnw=135&prev=/images%3Fq%3DESTADO%2BNOVO%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-PT

http://www.esfcastro.pt:8079/users/franciscosilva/salazar

7 comentários:

Anônimo disse...

"As Lições de Salazar" foram uma série de cartazes editados aquando da comemoração dos dez anos de Governo de Salazar.
Pretendiam difundir os princípios e ideias subjacentes ao regime, e eram usados como ferramenta de propaganda, tão importante nos regimes totalitários.
Foram distribuídos pelas escolas primárias do país como forma de incutir os valores defendidos pelo Estado Novo aos mais jovens, onde se devia iniciar a formação dos cidadãos.
Os cartazes possuíam apenas uma singela legenda, sendo que a mensagem se focava na parte visual, muitos deles exibindo o contraste entre o antes e o depois, servindo-se de uma composição de duas imagens do mesmo cenário em diferentes espaços temporais.
As "Lições" eram sete: "Cais de Portugal", "Pinhais, searas e estradas", "Renascimento do património histórico e artístico", "Defesa da Nação e do Império", "Dignificação do Trabalho e da Justiça Social", "Deus, Pátria e Família" e "As Finanças".
Glorificavam as reformas salazaristas e a obra por si levada a cabo nos diversos domínios: reorganizção económica e financeira após a 1ª República, criação de infra-estruturas e vias de comunicação bem como a melhoria paisagística e o incentivo à produção agrícola, pacificação do país em termos sociais, reforço no âmbito da defesa da Nação e do Império, o coorporativismo como meio para atingir a harmonia social e a prosperidade, as obras públicas, a trilogia da educação nacional.
A lição presente no documento facultado é "Renascimento do património histórico e artístico".
Na legenda, pode ler-se "Do abandono dos serviços públicos, e das ruínas, sinais de desordem e de miséria, o Estado Novo, ao mesmo tempo que edifica, faz renascer o património histórico e artístico da Nação".
A imagem apresenta a mesma paisagem em duas alturas diferentes, isto é, na 1ª República, e no Estado Novo, enaltecendo as modificações efectuadas pela política de Salazar.
Enquanto a primeira paisagem apresenta, entre outros elementos, um edifício degradado, na segunda podemos ver o empenho do Estado Novo nos "serviços públicos", até então votados ao abandono, como explicita a legenda. Também podemos vislumbrar, ao longe, um castelo, que nos remete para o renascer do "património histórico e artístico". A bandeira nacional presente na figura deixa bem patente a relevância que revestia o espírito patriótico, e ao mesmo tempo a polícia a cavalo reforça a importância dada à defesa da Nação e do Império. Podemos ainda detectar uma igreja, que demonstra o quão importante era Deus na trilogia da educação nacional, bem como a sua valorização. De farda, formando, encontra-se ainda uma milícia que se presume ser a Legião Portuguesa. Ao lado, jovens que aparentam pertencer à Mocidade Portuguesa.
Em suma, podemos afirmar que, mais do que uma ode ao regime, as "Lições de Salazar" eram veículos de propaganda essenciais à educação nacional.

Anônimo disse...

Aproveito para deixar um link que encontrei durante a pesquisa para o comentário anterior e considerei interessante:

http://www.esfcastro.pt:8079/users/franciscosilva/salazar.html.


(Esqueci-me de o colocar no comentário anterior.)


Bom feriado!

Anônimo disse...

Peço desculpa, estava a reler o meu comentário e encontrei algumas gaffes científicas.

Onde se lê "regimes totalitários", deve ler-se "regimes autoritários", dado que o Estado Novo não foi um regime totalitário, mas totalizante, na medida em que não recorreu à violência como no Fascismo ou no Nazismo.

Onde se lê "coorporativismo", deve ler-se "corporativismo". Confundo sempre as palavras cooperativismo e corporativismo.

Anônimo disse...

Muito bem...obrigado pelo site, já foi visitar e está muito bom...aconselho que todos façam o mesmo..
Prof.

Anônimo disse...

andei a fazer uma pesquisa sobre as obras do Estado Novo e encontrei um video que eXplica algumas das suas obras... Abaixo se encontra o link, Ricardo Fouto, 12º D.

http://www.youtube.com/watch?v=A2OpY_dU6I4&eurl=http://botabaixo.nireblog.com/post/2008/05/17/dr-oliveira-salazar-obras-publicas-do-estado-novo&feature=player_embedded

Anônimo disse...

desculpem.mas eu estou a fazer um trabalho sobre a licao de salazar e gostaria de saber se algum de voces me sabe dizer ond se encontram agora estas obras.. obrigado

Anônimo disse...

és uma puta uma vaca