segunda-feira, 2 de março de 2009

AS IMAGENS DA VISITA !!!

Mais uma visita de estudo....desta vez por terras de Amarante e do Porto. Muita arte, muito património, muita história...mas também muito convivio, amizade...aqui fica o registo com os melhores alunos da esfa...e não só!!!

Anônimo disse...

Aqui está uma das poucas coisas de que vou ter saudades da esfa! xD

Didier

Ora bom, como o doutor pediu um relatório sobre a visita de estudo, cá vai o meu!
Saímos de Mangualde ás 8h30 coisa menos coisa, em direcçao a Amarante. Foi uma viagem marcada pela variedade de expresões, enquanto muitos aparentavam uma sonolência típica das manhãs, outros cantavam alegremente.
Chegámos a Amarante por volta das 11h e aproveitámos desde logo por aconchegar o estomâgo com os nossos lanches e fazer uma visita rápida à casa de banho. A seguir visitamos a Igreja de S.Gonçalo marcada pela diversidade de altares desde o século XVI ao século XIX e por um guia muito religioso (pelo menos aparentava).
Logo de seguida visitamos o museu Amadeu de Souza Cardoso, onde fizemos uma visita um pouco apressada não podendo por isso apreciar o museu da maneira desejada. Mesmo assim, pudemos ver muitos trabalhos não só de Amseu de Souza Cardozo, mas também de vários artistas naturais de Amarante.
Seguiu-se o almoço á beira do Tâmega (acho eu...) onde pudemos descansar um pouco e petistar o almoço do vizinho antes da tarde cansativa que se seguiria.
Depois do almoço fizemos uma visita ao centro histórico em busca dos doces típicos de Amarante, pelo menos alguns de nós, nomeadamente o doutor Sidónio que parecia não querer sair de ao pé dos doces nem á força!
A seguir a esta visita seguimos em direcção ao Porto, e como ainda era cedo para irmos para a pousada da juventude, fizemos uma paragem na Torre dos Clérigos. Sim, aquela querida Torre que nos deixou cheios de dores de pernas, mas que valeu a pena pela vista panorâmica da cidade do Porto. A caminho da pousada vimos ainda a Casa da Música e algumas caracteristicas proprias do Porto.
Chegados á pousada, instalamo-nos nos nossos quartos para descansar um pouco antes do famoso jantar (pessoalmente, já jantei melhor...). Depois do jantar houve quem se tivesse aventurado numa saída da pousada, outros seguiram até á sala de convivio da pousada para conviver um bocadinho. Da noite não há muito a dizer, cada um que fale por si!
No segundo dia, despedimo-nos da pousada pouco depois das 9h30 em direcção ao museu dos transportes, no qual acompanhamos a evoluçao do automóvel. a segunda paragem foi o parque/museu de Serralves, onde toda a gente ficou cativada pelos seus bonitos jardins. Dentro do museu encontrámos uma vasta colecção de arte contemporanêa como as obras de Juan Munõz. A seguir almoçamos na ribeira, num almoço livre, onde pudemos apreciar a gastronomia do Porto. O palácio da Bolsa foi a nossa próxima paragem, marcada pela sua fascinante sala árabe e pelo grande trabalho em granito. A última paragem cultural foi a Igreja de São Francisco, rica em talha dourada e fascinante pelas suas catacumbas, que guardam ainda restos mortais do século XIX.
Finda a viagem cultural, fizemos uma visitinha ao Arrábida Shoping, no qual se deu uso ás poupanças levadas (pelo menos algumas meninas).
A caminho de casa, cansados e tristes por a viagem ter terminado, ouvimos um discurso sentido do nosso professor, que já se nota que morrerá de saudades no próximo ano! Prometemos desde já visita-lo frequentemente no ano que se segue, doutor Sidónio! Agradeço todas as aprendizagens e convivo que estas viagens de estudo proporcionaram, tendo a certeza que todos saímos mais ricos depois de visitarmos os principais monumentos de Portugal!