terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A QUESTÃO ALEMÃ


O Bloqueio de Berlim

"Após o fim da Segunda Guerra Mundial, da mesma forma como a Alemanha havia sido dividida em dois Estados – um administrado pelos Aliados ocidentais e o outro, pelos soviéticos – também a cidade de Berlim foi dividida em duas partes: a oriental e a ocidental. Por se localizar no leste do país, Berlim Ocidental era um enclave da Alemanha Oriental.

Em represália à determinação dos Aliados em introduzir o marco alemão como unidade monetária também em Berlim Ocidental, de 23 para 24 de junho de 1948 o então chefe de estado soviético, Estaline, ordenou o bloqueio de rodovias e ferrovias e do transporte fluvial.

Como a cidade de 2,2 milhões de habitantes ainda estava em ruínas, dependia completamente da ajuda externa. Isolado das zonas ocidentais e de Berlim Oriental, o oeste de Berlim ficou sem luz e alimentos até 12 de maio de 1949, dia em que a União Soviética encerrou o bloqueio.
A resposta dos Aliados foi o abastecimento pelo ar – ou Operação Vittles, a maior e mais importante operação aérea de ajuda humanitária já realizada. Os três corredores aéreos de 32 quilómetros de largura ligando Berlim a Hamburgo, Frankfurt e Bückeburg haviam sido aprovados pelos Aliados já em 30 de novembro de 1945, para o transporte regular entre a Alemanha Ocidental e Berlim Ocidental."

"Os soviéticos encerraram o bloqueio em 1949, quando viram que era inútil tentar subjugar Berlim Ocidental por terra, pois a cidade era totalmente suprida pelo ar de combustível, alimentos e produtos básicos pelos paises ocidentais."


* Explica a importância do acontecimento representado na imagem para a definição das relações leste-oeste nas décadas seguintes


Um comentário:

Veronica Costa nº16 disse...

A expansão do comunismo fez com que Ingleses e Americanos olhassem a Alemanha, não como um inimigo vencido, mas como um aliado imprescindível à contenção do avanço soviético. O renascimento alemão tornou-se uma prioridade para os Americanos, que intensificaram os esforços para a criação de uma república federal constituída pelos territórios sob ocupação das três potências ocidentais, a República Federal Alemã (RFA).
A União Soviética protestou vivamente contra aquilo que consideravam uma clara violação dos acordos estabelecidos, mas acabou por desenvolver uma actuação semelhante na sua própria zona, que conduziu à criação de um Estado paralelo, sob a alçada soviética, a república Democrática Alemã (RDA).
O Bloqueio de Berlim foi o primeiro medir de forças entre as duas superpotências. O mundo temeu um novo conflito armado.
Assim, os antigos aliados tornara-se rivais e a sua rivalidade dividia o mundo em dois blocos antagónicos: de um lado, os países capitalistas, liderados pelos EUA; d outro, as nações socialistas, lideradas pela URSS.