terça-feira, 16 de novembro de 2010


* REFERE OS PRINCIPAIS AGENTES DA ROMANIZAÇÃO

3 comentários:

Vanessa Duarte 10ºe disse...

Para o processo de aculturação foram determinantes a expansão do latim e a fundação de inúmeras cidades.
O latim foi determinante, pois para além de se ter difundido rapidamente, facilitou a comunicação entre conquistadores e conquistados. A lingua latina acabou por se impor como língua oficial. Como todos se entendiam, tinham uma melhor interação e facilitou a relação entre conquistadores e conquistados.
Quanto à fundação de inúmeras cidades... os romanos fizeram da cidade o centro da vida política, economica, cultural e religiosa. Tinham consciencia de que nela residia o cerne da sua cultura e do seu viver. Assim quiseram desenvolver a vida urbana. Os romanos remodelaram profundamente alguns núcleos indigenas e também procederam à fundação de novas cidades. Estas cidades, que desempenhavam importantes funções administrativas, tornaram-se um pólo de atracção dos habitantes locais, que lentamente foram-se mudando e abandonaram muitas das antigas povoações.
As cidades não tinham todas o mesmo estatuto. Havia as colónias (eram as mais previligiadas), que era cidades criadas de novo e povoadas por verdadeiros romanos. Depois a nível médio havia os múnicipios, que eram cidades dotadas de ampla autonomia administrativa. E numa condição mais inferior eram as cidades estipendiárias que eram as cidades que tinham menos direitos e os habitantes pagavam impostos.
As Colonias, quer fossem povoadas por origem militar, quer fossem por emigrantes da Península Itálica, tornaram-se um núcleo de desenvolvimento e de romanização, tendo contribuido fortemente para a aculturação dos povos locais. A elavação de cidades estipendiárias a municipios aproximou ainda mais os conquistadores e conquistados, favorecendo assim o processo de romanização.

Anônimo disse...

que saudades das suas aulas Doutor! Tenho que fazer aí uma visitinha..

Anônimo disse...

Ho Vanessa dame um snikers! qw